A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa, pois permite o preparo dos alimentos diariamente, além de oferecem um espaço adequado para que a família se encontre em vários momentos ao longo do dia, como na hora do café, almoço e jantar.
Ela pode ser construída em diversos estilos, como as cozinhas integradas, cozinhas americanas ou um modelo mais convencional, e cada um destes deve ser focada em garantir um ambiente seguro e ao mesmo tempo funcional.
Além do mais, a cozinha deve permitir a movimentação das pessoas de uma maneira confortável, e que não atrapalhe em nada o preparo dos alimentos ou mesmo a circulação dentro do ambiente.
5 maneiras de organizar tudo na cozinha
Mas para que isto ocorra, cada item da cozinha, e em especial os eletrodomésticos, devem ser posicionados de uma maneira adequada, que permita seu uso com mais facilidade, e que traga a agilidade e a mobilidade para o dia a dia.
1. Evite o uso de tapetes
E uma das dicas para reposicionar os eletrodomésticos na cozinha é evitar o uso de tapetes, carpetes ou pisos de plástico por baixo de cada item, pois eles podem gerar desnível e instabilidade.
2. Sem sol
Evite posicioná-los no canto aonde bata sol constantemente, pois isso pode forçar o equipamento, que irá trabalhar em constante pressão, devido às altas temperaturas, ou mesmo trazer danos à pintura.
3. Linha de ação
Trace uma linha de ação em sua cozinha, para que a retirada de um alimento da geladeira, que será levado a pia para preparo, e depois para o fogão, seja feita em uma linha reta e mais proveitosa.
4. Micro-ondas
Para melhor uso do micro-ondas, o ideal é que ele fique ao alcance dos olhos, e sempre apoiado em uma superfície que suporte seu peso, para evitar quedas acidentais.
Evite também deixar o micro-ondas perto de aparelhos eletrônicos, como rádios ou televisores, pois ele pode causar interferência nestes aparelhos domésticos.
5. Eletrodomésticos
Outros itens, como a batedeira, a torradeira, o liquidificador e a cafeteira podem ser colocados em uma bancada separada mais próxima da pia, que facilite o uso de cada item, e que possua uma tomada individual para cada objeto, evitando assim o risco desobrecarga na rede elétrica da cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário