sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

6 sinais que você precisa de calhas novas

A calha é uma das maneiras mais práticas para desviar a água das chuvas, que cai do telhado com bastante força, e se não é desviada acaba causando inúmeros buracos ao redor da casa.
Estas calhas podem ser feitas em diversos materiais, como zinco, alvenaria e PVC, e possuem modelos que se adaptam a todos os tipos de telhados. Seu uso também é indicado para quem deseja aproveitar a água das chuvas, que pode ser armazenada em containers, desde que a estrutura seja montada com todos os cuidados de limpeza, conservação e utilização.
6 sinais que você precisa de calhas novas 001
As calhas devem ser limpas e bem cuidadas.
Mas para que este sistema funcione corretamente é importante que as calhas sejam sempre limpas e bem cuidadas, caso contrário podem aparecer sinais que vão indicar a substituição de todas elas, como as que veremos a seguir:

Calhas rachadas

Rachaduras podem acontecer nas calhas pluviais devido ao ressecamento do material de que foram construídas, e também devido a sua idade avançada. Estas rachaduras podem ser pequenas e difíceis de notar, e são denunciadas pela presença de goteiras em toda sua extensão. Nestas situações um reparo pode ser realizado.
6 sinais que você precisa de calhas novas 002
Calhas rachadas.
Já em casos aonde o estrago é estrutural, é necessário investir na troca da calha, para evitar que o vazamento de água danifique toda parede, o que pode causar infiltração e os gastos serão muito maiores.

Estresse estrutural

Um tipo de dano causado pelo acúmulo de sujeira no interior da calha, em especial pela queda de folhas e frutas em toda sua extensão. Este material acaba se acumulando na calha, forçando sua estrutura para baixo, que se rompe em vários pontos.
6 sinais que você precisa de calhas novas 003
Estresse estrutural causado por excesso de sujeira.
Quando isso ocorre é necessário trocar toda extensão da calha, e também reforçar toda parte estrutural, que prende a calha no telhado. Também é importante fazer a limpeza periódica para evitar novos rompimentos.

Paredes descascadas

Quando uma calha esta danificada, a água pode escorrer pelas paredes da casa, e isto vai danificando a pintura gradualmente, que vai descansando e soltando da parede. E se o problema não é corrigido a tempo, pode aparecer o mofo, que trás inúmeros danos a saúde.
6 sinais que você precisa de calhas novas 004
Paredes descascadas devido à calhas com defeitos.
Por isso quando a pintura ao redor da casa começar a descascar verifique se não é o momento de trocar as calhas, que podem estar com indícios de infiltração e vazamento ocultos.

Batentes de madeira apodrecendo

Outro indício de que as calhas podem estar com vazamentos é o apodrecimento dos batentes de madeira, de portas e janelas ao redor da casa. E às vezes estes sinais ficam ocultos na parte de trás da casa, o que dificulta sua localização.
6 sinais que você precisa de calhas novas 005
Batentes de madeira apodrecendo podem indicar falhas em suas calhas de chuva.
Por isso é sempre bom ficar atento aos sinais que as calhas danificadas apresentam, pois os reparos podem ser muito maiores se o vazamento não for solucionado o quanto antes.

Mofo nas paredes

O mofo é um dos indícios mais sérios de que há água escorrendo pelas paredes da casa, e deve ser investigado o quanto antes, pois pode causar inúmeros problemas de saúde.
6 sinais que você precisa de calhas novas 006
Mofo nas paredes.
E se ele estiver aparecendo na parte mais baixa da casa, ou mesmo em porões, pode ser um indicativo de que as calhas já não conseguem suportar o volume de água das chuvas, e por isso a troca pode ser necessária.

Sistema de limpeza eficiente

Manter as calhas limpas e bem conservadas também ajuda a evitar vazamentos e infiltração de água nas paredes e ao redor da casa.
6 sinais que você precisa de calhas novas 007
Sistema de limpeza eficiente.
Por isso uma dica é investir em calhas de PVC com este prático sistema de limpeza, que evita a entrada de folhas no sistema, permitindo assim sua maior durabilidade e longevidade.
Desta maneira dá pra ter um bom sistema de calhas aí na sua casa, que vão cumprir seu papel da melhor forma, evitando dores de cabeça futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário