sábado, 12 de dezembro de 2015

Governo confirma relação entre zika vírus e outra doença grave; veja qual.

Enquanto ainda sentimos os efeitos de um surto de microcefalia causado pelo zika vírus, surgem evidências de que esse agente viral é capaz de causar outro grave problema de saúde. Trata-se da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), cuja relação com a doença transmitida pelo mosquito acaba de ser confirmada pelo Ministério da Saúde. Entenda a seguir.

Zika vírus e Síndrome de Guillain-Barré: entenda a relação 

Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira (10), o Ministério da Saúde declarou que a infecção pelo vírus zika pode provocar a Síndrome de Guillain-Barré.
A relação foi confirmada após investigações da Universidade Federal de Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostra de 6 pacientes com sintomas neurológicos com histórico de doença exantemática (doença infecciosa com manifestações na pele). Deste total, quatro foram confirmadas com doença de Guillain-Barré.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara e não é de notificação compulsória, portanto, não há dados nacionais de registros da síndrome.

Síndrome de Guillain-Barré: o que é? 

A Síndrome de Guillain-Barré é causada por uma resposta imunológica em que as células do próprio corpo passam a atacar parte do Sistema Nervoso Periférico.
De acordo com o órgão norte-americano National Institute of Neurological Disorder and Stroke, a síndrome é rara, afetando uma em cada 100.000 pessoas, e atinge diferentes raças, gêneros e idades da mesma maneira.

Causas 

Ainda de acordo com a instituição, a doença ocorre alguns dias ou semanas após o aparecimento de sintomas de infecção viral respiratória ou gastrointestinal. Em casos mais raros, vacinações e cirurgias também podem causar o problema. Apesar disso, ainda não é possível dizer qual é a causa exata da SGB, por esse motivo, ela é chamada de síndrome, que denomina um conjunto de sinais e sintomas.

Sintomas 

Inicialmente a doença se manifesta com fraqueza e formigamento nas pernas, que pode se espalhar para braço e tronco. A síndrome tem caráter corporal simétrico, ou seja, afeta os dois lados do corpo de maneira semelhante.
Outra caraterística da doença é a progressão: a fraqueza muscular pode aumentar até que o paciente fique totalmente paralisado e seus músculos respiratórios deixem de funcionar adequadamente, caso de urgência em que será necessário suporte intensivo para afastar o risco de morte.
Depois do aparecimento dos primeiros sintomas da síndrome, eles tendem a progredir a atingir um pico de fraqueza após 2 semanas.

Tratamento da Síndrome de Guillain-Barré

Não existe uma cura para a SGB, mas a maioria das pessoas que tem a síndrome tem uma boa recuperação com poucas sequelas da fraqueza, principalmente caso sejam feitos tratamentos para acelerar a recuperação e minimizar as complicações.
Terapia com imunoglobulinas (proteínas que reduzem o “ataque” imunológico), plasmaférese (espécie de “filtração” do sangue), uso de anti-inflamatórios hormonais, além de acompanhamento com neurologista e fisioterapeuta, são medidas usadas como parte do tratamento.
O tratamento é um direito do cidadão e está disponível no SUS e através de planos de saúde.
Os sintomas podem persistir por apenas algumas semanas ou durar anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário